O que é o Bico de Injeção?

Ele é uma válvula que controla a quantidade de combustível que entra no motor para girá-lo. Em quase todos os modelos existem 4 bicos, distribuídos um por cilindro. Na base do bico existem pequenos furos onde passam o combustível. No caminho que o combustível percorre antes de chegar até o bico, existem 3 peças que fazem uma filtragem, são eles:

Os bicos injetores são componentes de extrema precisão, responsáveis por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor. Os bicos fazem parte do sistema de injeção eletrônica, que substituiu o antigo carburador. O sistema de injeção eletrônica é muito mais preciso e seguro que o sistema antigo de carburação, sendo controlado e programado por comandos eletrônicos e sendo sempre monitorado pela própria central de injeção do carro. Isso garante o correto funcionamento do motor e o menor desgaste das peças mecânicas.

Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. Em consequência, se obtém mais economia de combustível com menor emissão de gases poluentes.

Os motores mais modernos e de ponta estão equipados com bicos injetores que devem injetar combustível sob pressões e temperaturas elevadas, tudo para que o veículo obtenha a maior potência possível. A combustão deve ser o mais completa possível, para que os gases não contaminem o ar.

Porque dar atenção a essa peça?

Se algum bico injetor entupir, existem alguns sintomas, que são úteis para identificar o problema: falha no motor; perda de potência; aumento de consumo; luz no painel acesa. Mas, não é só percebendo esses sinais que significa que os bicos estão entupidos, podem ser outras áreas do motor, que também resultam nesses sintomas.

É necessário tirar um por um e testar em uma máquina própria para o serviço. Na máquina a quantidade de vazamento de combustível deve ser a mesma para todos os bicos, se um vazar menos, significa que está com problemas e deve ser trocado ou fazer uma limpeza corretiva.

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